AVC isquêmico

acidente-vascular-cerebral-isquemico
Acidente vascular isquêmico

O que é AVC isquêmico?

Acidente Vascular Cerebral Isquêmico, AVC isquêmico ou simplesmente AVCI é o tipo mais comum de derrame cerebral.

No AVC isquêmico, algumas partes do cérebro morrem e param de funcionar porque deixaram de receber o suprimento de sangue necessário para seu bom funcionamento, devido ao entupimento de veias e artérias cerebrais.

Uma vez que as células cerebrais começam a morrer poucos minutos depois que a circulação sanguínea é interrompida, o AVC é sempre considerado uma emergência médica, que deve ser tratado o mais rápido possível no hospital, de forma a evitar sequelas graves, como paralisia, alterações cerebrais e, até, morte.

Principais sintomas

Os sintomas mais característicos do AVC isquêmico, incluem:
Além disso, podem ainda surgir outros sintomas, como formigamento, alterações da visão, desmaio, dor de cabeça e até vômitos, dependendo da região afetada do cérebro.

Diagnóstico AVC isquêmico

O médico costuma diagnosticar um acidente vascular cerebral em função do histórico dos acontecimentos e dos resultados do exame físico. Normalmente, o médico pode diagnosticar qual artéria no cérebro está obstruída com base nos sintomas.

Em geral, a tomografia computadorizada (TC) é realizada primeiro. A TC ajuda a distinguir um acidente vascular cerebral isquêmico de um acidente vascular cerebral hemorrágico, um tumor cerebral, um abscesso e outras anomalias estruturais.

Como é o tratamento de AVC isquêmico?

O pilar principal de tratamento da maioria dos casos de AVC isquêmico é controlar bem os fatores de risco que podem ser controlados (baixar colesterol, diabetes, retirar o cigarro, excesso de álcool, reduzir obesidade, etc…), controlar muito bem a pressão arterial nos pacientes que tem pressão alta, e usar medicações que afinam o sangue, com a intenção de fazer o sangue circular melhor nas artérias e veias, evitando a formação de trombos ou coágulos, e consequentemente, o retorno de um outro AVC isquêmico.

Quando um acidente vascular cerebral ocorre, minutos fazem diferença. Quanto mais tempo o fluxo de sangue para o cérebro for reduzido ou interrompido, maior será o dano cerebral. As pessoas que tiverem qualquer sintoma sugerindo um acidente vascular cerebral isquêmico devem ligar imediatamente para o serviço de emergência e ser levadas para um pronto-atendimento.

O tratamento para remover ou desintegrar coágulos é mais eficaz quando realizado o mais rápido possível. Para que esses tratamentos medicamentosos sejam eficazes, eles devem ser iniciados em até 4,5 horas a partir do início do acidente vascular cerebral. Procedimentos para remover coágulos através de um cateter (trombectomia mecânica) podem ser eficazes até 6 horas após um acidente vascular cerebral começar e, às vezes, até mais tarde.

Após a intervenção médica, pode ser necessário acompanhamento médico mais detalhado, para entender se o paciente teve alguma sequela e o que pode ser feito para ajudar em sua recuperação.

Posso ajudar?