Unidades

Veja onde atendemos

Telefone

(21) 99954-5700

E-mail para contato

Enviar um e-mail

Endoscopia de Coluna

endoscopia-para-patologia-da-coluna
endoscopia-da-coluna
Procedimento cirúrgico de mínima invasão

O tratamento que está revolucionando as dores na coluna

A cirurgia endoscópica da coluna ou simplesmente endoscopia da coluna é uma moderna técnica minimamente invasiva que vem modificando o tratamento cirúrgico da coluna.

O que é Endoscopia da coluna?

A endoscopia da coluna é um procedimento cirúrgico de mínima invasão e menos agressivo, que permite visualizar, através de um endoscópio (um pequeno tubo de metal com uma câmera e luz na extremidade), o local exato e preciso da doença. O endoscópio também fornece a visualização direta através de imagens de vídeo ampliadas, bem como uma passagem para os instrumentos cirúrgicos, para que os músculos do paciente não precisem ser rompidos ou cortados, causando dano mínimo ao tecido ósseo e muscular.

Contudo, esta técnica é relativamente recente no campo da medicina e por este motivo, poucas pessoas conhecem a possibilidade de realização da endoscopia de coluna.

Apesar de também ser aplicada em outras áreas do corpo, a endoscopia é amplamente utilizada no que diz respeito ao tratamento de hérnias de disco e estenose na coluna vertebral.

Quais as vantagens da endoscopia de coluna?

Com o avanço da técnica e dos instrumentais cirúrgicos, os trabalhos científicos demonstram uma série de benefícios da cirurgia endoscópica da coluna vertebral em relação à cirurgia tradicional. Estas vantagens estão relacionadas com a menor dissecção dos tecidos e musculatura da coluna vertebral. Além disto, por ser feita com infusão contínua de soro fisiológico, a chance de infecção pós-operatória é bastante baixa. Podemos citar:

É importante mencionar que por ser uma técnica minimamente invasiva e de menor porte, a endoscopia de coluna é uma excelente opção em pacientes idosos e com comorbidades.

Para quem é indicado?

Muitos pacientes candidatos à cirurgia endoscópica da coluna foram diagnosticados com tipos comuns de distúrbios da coluna vertebral. Alguns desses diagnósticos incluem hérnia discal moderada a grave, artropatia facetária, ciática e estenose espinhal. No entanto, a cirurgia da coluna nem sempre é o primeiro tratamento. Geralmente, recomenda-se que outros tipos de tratamento não cirúrgico, como por exemplo, injeções espinhais e fisioterapia sejam experimentados antes de qualquer tipo de cirurgia da coluna, incluindo endoscópico.

Como funciona o período pós-cirúrgico?

A primeira grande vantagem da endoscopia de coluna é a alta precoce. Normalmente os pacientes são liberados para casa no mesmo dia do procedimento. Após a cirurgia de endoscopia de coluna, é indicado que o paciente realize terapias manuais e exercícios de fortalecimento através da fisioterapia. Esta técnica auxilia o indivíduo a recuperar sua musculatura, ter uma melhor consciência corporal e trabalhar sua postura, a fim de evitar novos problemas na coluna e novas hérnias de disco.

Pré-agendamento

Preencha o formulario abaixo para fazer o pré-agendamento de sua consulta

Este é um pré-agendamento. Após o preenchimento deste formulário, a Central de Marcação de consulta entrará em contato para dar continuidade ao atendimento, em até 2 dias úteis.
agendar-consulta-vascular
0 +
Pacientes atendidos