Infiltração Epidural ou Peridural Lombar

injecoes-epidurais-espinhais-bloqueios
infiltracao-epidural
Alívio da dor

Infiltração epidural de esteroides é um método comum de tratar a inflamação associada com dor lombar irradiada para as pernas, ou do pescoço irradiada para os braços. Em ambos, os nervos espinhais inflamam devido ao estreitamento no seu trajeto de dentro do canal vertebral para fora da coluna.

Esse procedimento tem o objetivo de proporcionar alívio da dor e melhora funcional do paciente, facilitando a reabilitação neuromuscular e proporcionando melhor qualidade de vida. Uma infiltração pode também ajudar o seu médico a diagnosticar a origem da sua dor, pois leva ao adormecimento de algumas regiões relacionadas ao local onde foi infiltrada a medicação.

É importante notar, entretanto, que uma injeção epidural espinhal normalmente não é considerada uma “cura” para os sintomas associados com a compressão da coluna vertebral. Pelo contrário, é uma “ferramenta” de tratamento que o médico pode usar para ajudar a aliviar a dor de um paciente e desconforto como causa básica do problema que está sendo tratado através de um programa de reabilitação, como fisioterapia, ou enquanto o paciente está considerando a possibilidade de uma cirurgia para a resolução do seu problema.

Quando fazer uma infiltração epidural?

O estreitamento do trajeto dos nervos e raízes pode ocorrer por diversos motivos, dentre eles a hérnia de disco, espículas ósseas, hipertrofia dos ligamentos da coluna, cistos, ou até mesmo desalinhamento das vértebras (“vértebra escorregada”, também conhecido como espondilolistese). O espaço epidural é preenchido por gordura que envolve a membrana espinhal e proporciona amortecimento para os nervos e medula. Esteróides (“cortisona”) injetado no espaço epidural tem uma propriedade anti-inflamatória muito potente que pode diminuir a dor e melhorar a capacidade do paciente. Embora o corticoide não altere a anatomia e obstáculos no local, ele pode quebrar o ciclo da dor e inflamação e permite que o corpo compense este problema. Dessa maneira, as infiltrações podem gerar benefícios que perduram mais do que os efeitos do corticoide.

Quanto tempo levarei para me recuperar?

Após a injecção, pode ocorrer alguma dormência nos braços ou pernas. Este é um efeito colateral temporário associado com o componente anestésico da injecção, e normalmente desaparece dentro de 1 a 8 horas. Sua dor também pode aumentar ao longo dos próximos 24-48 horas. Geralmente leva 24-72 horas para que os benefícios do alívio da dor de uma injeção epidural espinhal possa ser sentido.

Existem riscos potenciais ou complicações?

Como em qualquer procedimento, há sempre alguns riscos envolvidos com injeções epidurais. Complicações potenciais podem incluir:

As complicações não são uma ocorrência comum, no entanto, porque são potencialmente muito mais graves na coluna cervical do que na coluna lombar, muitos médicos recomendam esteróides orais em vez de injeções cervicais espinhais epidurais.

Posso ajudar?