Unidades

Veja onde atendemos

Telefone

(21) 99954-5700

E-mail para contato

Enviar um e-mail

Neuroestimuladores

neuroestimulador
neuroestimulador-tratamento-da-dor-cronica
Tratamento da dor

O que é a neuroestimulação?

A Neuroestimulação consiste em aplicar estímulos em áreas corticais ou em nervos periféricos para interromper os sinais de dor transmitidos para o cérebro. É um tratamento comprovadamente seguro e eficaz para controle de dor crônica na, coluna, braços, mãos, pernas e pés, que podem se originar por distúrbios de nervos.

Os Neuroestimuladores são aparelhos eletrônicos semelhantes aos marca passos cardíacos, porém seus impulsos elétricos são transmitidos para a medula, onde agem bloqueando a condução da dor.

Estes são aparelhos de alta tecnologia, utilizados em casos de dores crônicas intensas, causadas por lesões irreversíveis ou em pacientes operados múltiplas vezes e que não melhoram com outros tratamentos mais simples. Eles são implantados embaixo da pele e que podem ser reprogramados sem necessidade de nova cirurgia, se houver mudanças nas necessidades do paciente.

Quais as indicações para se colocar um estimulador medular?

O principal uso do estimulador medular é para tratamento de dor crônica. As principais indicações para esse tipo de tratamento são para pacientes com dores neuropáticas refratárias ao tratamento clínico e multidisciplinar, como:

Para saber se sua dor é tratável por esse método, procure um neurocirurgião funcional para avaliação. Outras utilizações sem indicação bem estabelecida são reabilitação de pacientes com lesão medular, auxílio na recuperação da marcha (voltar a andar), melhora de espasticidade em casos selecionados, melhora de marcha em pacientes com Doença de Parkinson, entre outros.

Quais são os benefícios da neuroestimulação medular?

O principal uso do estimulador medular é para tratamento de dor crônica. As principais indicações para esse tipo de tratamento são para pacientes com dores neuropáticas refratárias ao tratamento clínico e multidisciplinar, como:

  • Redução significativa e duradoura da dor na região;
  • Melhora na capacidade da realização de atividades diárias;
  • Redução do uso de medicações para dor;
  • O tratamento é reversível e não causa lesão de estruturas neurológicas. Assim, o mesmo pode ser desligado ou removido se necessário;
  • O paciente recebe um controle remoto e pode ajustar a intensidade do estímulo de acordo com a sua dor. Este aumento de estímulo é seguro, pois é previamente ajustado pelo médico assistente.
  • Não impede que outros tipos de tratamento para dor possam ser feitos concomitantemente, se requeridos.

Onde o eletrodo e o gerador ficam exatamente?

O eletrodo fica dentro da coluna, na parte de trás da dura-máter, membrana que cobre a medula espinhal, entre ela e o osso. O local exato depende da região que se deseja estimular. Por exemplo, caso os sintomas sejam em membros inferiores, o alvo é a medula torácica; se os sintomas forem em membros superiores ou tronco, o alvo é a medula cervical.

Quanto tempo dura a bateria do gerador? Como faço para recarregar?

Os sistemas podem ser alimentados por radiofrequência ou sustar bateria junto ao sistema de geração de incitamento. Os mais modernos são geralmente recarregados a cada 1-2 semanas; e a bateria dura em torno de 6 (seis)-9(nove) anos, precisando ser trocada depois nascente período.

Pré-agendamento

Preencha o formulario abaixo para fazer o pré-agendamento de sua consulta

Este é um pré-agendamento. Após o preenchimento deste formulário, a Central de Marcação de consulta entrará em contato para dar continuidade ao atendimento, em até 2 dias úteis.
agendar-consulta-vascular
0 +
Pacientes atendidos