A lombar é uma das principais regiões do corpo afetada pela hérnia de disco, uma condição que se caracteriza pelo deslocamento do disco intervertebral, de forma que ele fique para fora da sua localização anatômica normal.
A hérnia de disco lombar acontece quando os discos entre as vértebras da coluna, que funcionam como amortecedores, são pressionados e mudam de forma ou se rompem, o que pode pressionar as raízes dos nervos próximos ao disco vertebral, causando sintomas como dor, formigamento ou dormência das pernas.
O disco intervertebral, localizado entre cada par de vértebras, é constituído por uma cápsula (ânulo fibroso), que contém uma gelatina (núcleo pulposo). Quando a cápsula se rompe, parte desta gelatina pode vazar, causando compressão e inflamação da raiz nervosa vizinha. Este conjunto de alterações é o que chamamos de hérnia de disco.
Podemos dividir as causas em dois grandes grupos. O primeiro diz respeito às alterações genéticas que podem predispor o surgimento de hérnias de disco lombares. O segundo compreende as causas ambientais, que incluem aspectos como a ergonomia em casa, no trabalho e no lazer, sedentarismo, atividade física realizada de maneira inadequada e tabagismo.
Raramente, a hérnia de disco lombar é causada por algum trauma na coluna, como uma queda ou alguma agressão nas costas, como uma batida ou pancada.
Há dois tipos de tratamento para a hérnia de disco: cirúrgico ou não cirúrgico. Quando não cirúrgico, o tratamento pode ser feito com uma equipe multidisciplinar (fisioterapia e neurocirurgia), através de medicamentos orientados por um médico especialista, RPG ou alongamentos específicos para tratar o problema.
A cirurgia é indicada em apenas 10% dos casos de hérnia de disco, só costuma ser indicada pelo médico em casos de dor intensa, que não passa mesmo com os exercícios ou medicações, ou seja, o tratamento tradicional. A cirurgia também é uma opção para pacientes com déficit neurológico.
Quando se trata da hérnia de disco lombar, normalmente são receitados analgésicos e antiinflamatórios e repouso. Segundo o Ministério da Saúde, 90% dos pacientes já podem retornar normalmente às suas atividades do dia a dia logo após o período de um mês.
A cirurgia é reservada para dois tipos de pacientes:
Não. Mas é possível adotar comportamentos que reduzem os fatores de risco para a hérnia de disco. Veja a seguir:
“O objetivo da medicina é prevenir doenças e prolongar a vida, o ideal da medicina é eliminar a necessidade de um médico” (William James Mayo).
Desenvolvido por Criações Web
Copyright © 2024. Todos direitos reservados.